sábado, 31 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA 2ª OFICINA DO GESTAR II

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA FORMADOR-CURSISTA:LUZIA JOELMA ROD. BESERRA LIMA
COORDENADOR DA ÁREA DE LP:
PROF. DR. DIONEY M. GOMES FUNÇÃO: FORMADOR ( X ) COORDENADOR ( )
FORMADORA-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 22
RELATÓRIO DO MÊS DE OUTUBRO/2009 MUNICÍPIO/ESTADO: PALHANO
RELATÓRIO DA SEGUNDA OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
A oficina do Gestar, realizada no dia 13 de outubro, ocorreu de forma muito especial, dinâmica e reflexiva. Tratamos de assuntos extremamente relevantes, como a produção textual e a reconhecer e classificar gêneros, assuntos estes que têm sido o foco de discussão de muitos professores e estudiosos. Essa oficina foi planejada tendo como ponto de chegada:

• Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
• Distinguir as características de gênero literário e gênero não-literário;
• Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
• Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
• Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
• Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
Iniciamos a oficina com um momento motivacional por meio da leitura do livro “ O MISTÉRIO DA PROFESSORA “JULIETA”, no qual cada cursista foi refletindo sobre o mistério e a prática deste em sua própria vida e na sala de aula. Os professores refletiram, escreveram e socializaram seus projetos de vida futuros. Foi um momento especial, pois refletimos também sobre a seguinte indagação: “O que estou fazendo por meus alunos com relação a cultivá-los o vício da leitura e o que eu posso fazer criar em mim também?” Momento esse em que todos os cursistas pontuaram sobre a temática.

Após este momento, iniciamos outro tipo de leitura. A leitura do Livro Zoom de Istvan Bonay. E a cada slide apresentado os mesmos tiveram a oportunidade de fazer a predição e logo em seguida confirmar ou não suas hipóteses. Ao final da exposição os professores apontaram sugestões de como trabalhariam o livro Zoom, como por exemplo: Separação dos slides em grupo para que os mesmos só tivessem acesso a uma parte e daí produzisse e depois juntaria toda a turma para partilharem. Também apresentaram as dificuldades com a falta de Data show e computadores em boa parte das escolas.

É importante lembrar o que foi estudado na oficina anterior, então vamos ao momento de revisar com a leitura do quadro resumindo das páginas 25 e 42 da TP3, para recordássemos o assunto inicial e darmos sequência ao estudo com mínimo de dúvidas possíveis. Ficou claro nas colocações dos professores que o domínio sobre o trabalho com gêneros ainda é difícil, pois os mesmos ainda têm bastantes dúvidas sobre o assunto. Mas que o desenvolvimento das atividades do Gestar II propiciará aos professores uma prática efetiva em sala de aula e aos alunos uma aprendizagem significativa da língua. Enfatizei a necessidade de se fazer o estudo sobre o gênero de forma prática, com vivências que permita aos discentes a efetivação dessa prática em sua vida social.
O próximo passo foi à atividade prática, onde eles identificaram e classificaram os gêneros. Os cursistas em dupla fariam a escolha dos três gêneros e depois compartilhamento no grupão. E os gêneros apresentados ficaram expostos em uma mesa.
Dando continuidade os cursistas produziram poesias e alguns utilizaram-se da intergenericidade relacionado ao gênero classificado na última atividade e todas as produções foram expostas no varal para serem apresentadas no final.
Passado o momento de atividade os cursistas reuniram-se por escola e fizeram a escolha do Avançando na Prática que irão aplicar e suas respectivas turmas. Com esta atividade concluída saímos para o almoço.
Ao retornar às treze horas tivemos como acolhida a música da Amelinha na voz de Zé Ramalho” MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA, FAZ UM HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”. Onde todos cantaram e acompanharam a letra na AAA3.
Logo após ouvirmos a música, abrimos uma calorosa discussão sobre a disposição da letra da música em que alguns professores citaram que a estrutura rimada do cordel facilita a memorização por parte de muitas pessoas, na maioria analfabeta. Boa parte já a conheciam de ouvirem de seus pais ou avós. Onde a pauta incessante foi a oralidade, com ponto de partida para aprendizagem da língua.
Depois desse debate empolgante, os mesmos receberam um poema em cordel de Francisco Diniz falando sobre o que é cordel e sua origem. Em seguida a reflexão a reflexão sobre a origem, classificação e estudo sobre cordel passaram a realização da página 76 a 80 da TP3.
Para adentrarmos ao assunto sobre a diferença de gênero para tipo textual. Começamos com um diálogo sobre o que eles sabiam e alguns não aceitavam e ficavam bastante confusos e daí fugir do plano e busquei na caixa do gestar uma carta e fomos lendo juntos e apontando onde aconteciam as sequências tipológicas no referido gênero. E para sanar algumas dúvidas que foram muitas, apresentei o Slide sobre “Tipos Textuais” e a cada informação nova parávamos e discutíamos, fazendo alguma observação ou comentando alguns dos exemplos.
O tempo transcorreu rapidamente sendo que o tempo destinado à avaliação ficou na apresentação das poesias e dos outros intergêneros produzidos por eles.
Foi observado nesta segunda oficina com duração de oito horas, que os cursistas estavam mais soltos. Menos preocupados e que o tempo sendo mais extenso, deixou-os mais a vontade para participar e praticar.
De positivo, foi um comportamento de uma professora que sempre em momentos de estudos, não se integra e nesta oficina mostrou-se participativa e uma das mais integradas. Deixando claro que já que passou a entender a metodologia fica mais fácil de trabalhar.
Por fim, mediante comparação a outra oficina realizada, nesta o resultado alcançado foi bem melhor. Pois, os professores empenharam-se mais e com isso o tempo passou rapidinho, deixando muitos frutos e descobrindo muitas habilidades entre os cursistas.

LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA

Um comentário:

  1. Maravilhoso o seu relatório!!! É assim que faz a diferença: não só falar da prática como a teoria foi repassada aos cursistas, mas também mostrar como os professores estão recebendo tudo isso e aplicando com seus alunos...

    Um abraço.

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