domingo, 14 de março de 2010

MAIS SOBRE O GESTAR

GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALHANO – CEARÁ
FORMADORA DA UNB: GUIANA ISAIAS
FORMADORA MUNICIPAL: LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA
GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
O Gestar II de Língua Portuguesa iniciou com vinte e um cursistas com as oficinas no dia nove de setembro de dois mil e nove. E concluíram-se no dia doze de março de dois mil e dez com dezoito cursistas. Sendo que dois desistiram por não conseguir acompanhar o curso e o terceiro por motivos pessoais.
Os projetos foram elaborados em Janeiro de dois mil e dez, pois o município tinha dez escolas e quatro foram nucleadas e só depois desse processo é que poderia ser realizada esta atividade para atender a todos os alunos.
Os dezoito cursistas elaboraram quatro projetos, já que duas escolas por terem professores em comum juntaram-se todos e elaboraram um único projeto para as duas. Estes foram intitulados como; LEITURA: do dever ao prazer dos cursistas Francisca Vilanubia da Silva, Maria José Lima da Fonseca e Flaviano Rodrigues Beserra da Escola de Ensino Fundamental José Nunes Sobrinho.
O segundo projeto LENDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: uma atividade prazerosa dos cursistas José Valmi de Lima Monteiro, Socorro Leni da Silva e Maria Imeuda de Lima Silva da Escola de Ensino Fundamental Josefa Maria da Natividade.
O terceiro, LEITURA E APRENDIZAGEM: uma relação diretamente proporcional dos cursistas Antônio Nogueira da Silva, Auridenes Nunes Nogueira, Aurinete Dias Rodrigues, Elenir Marques de Lima, Francisca Alaércia do Amaral Sousa, Francisca Nunes Nogueira, Joselucia Fernandes da Silva Albuquerque, Lucivan de Sousa Barreto e Rose Alves de Moura das Escolas Mateus Sobrinho – Sede e Escola de Ensino Fundamental Mateus Sobrinho da comunidade de Jurema.
O último, EU GOSTO DE LEITURA dos cursistas Francisco Iran de Santiago Lima e Francisco Fábio das Chagas da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Nogueira Barros.
Após avaliar os projetos e pude observar algumas ações:

• Exposição e debate dos dados referentes à avaliação de entrada do gestar II de Língua Portuguesa com professores e núcleo gestor;
• Convocação de todos os professores e núcleo gestor da escola para apresentação do projeto;
• Exposição dos resultados da avaliação de entrada e o projeto de leitura aos pais;
• Entrega dos resultados da avaliação do gestar de LP por ano e discutir as dificuldades encontradas com os alunos;
• Aplicação da avaliação de entrada de LP e PT com os alunos do 6º ano;
• Trabalhar com os alunos as questões e seus respectivos descritores;
• Identificar as dificuldades de leitura, mapeando-as;
• Leitura diária pelo professor de diversos gêneros;
• Leitura colaborativa;
• Roda de leitura;
• Empréstimo de livros semanal;
• Roda de curiosidades( trazerem notícias para serem lidas ou contadas na sala em seguida realizar debates);
• Ampliação do espaço de leitura;
• Mural de indicação literária;
• Seminários de leitura;
• Produção do Jornal Escolar;
• Concurso de poesias;
• Apresentação de peças teatrais sobre os livros lidos;
• Separação de atividades de leitura por turma e por professor de todas as disciplinas a serem apresentadas aos pais na semana da leitura*( dia do livro);
• Elaboração de um calendário de acolhidas de contação de histórias pelos professores;
• Seleção dos melhores e textos dos alunos, formando uma coletânea a ser digitada pelos autores que será catalogada na biblioteca;
• Leitura e interpretação de tirinhas de jornais e etc;
• Produção de vários gêneros com ou sem esquema;
• Realização de atividades de teste Cloze de filmes,de leituras complementares;
• Varal de contos e poesias;
• Trabalhar a leitura de textos científicos com a revista Ciência Hoje para as crianças:
• Realizar atividades de interpretação de textos;
• Explorar os elementos que contribuirão para a interpretação de todos os textos, inclusive os dos livros didáticos; ( Qual a finalidade do texto/qual o publico se dirige/ qual a linguagem utilizada/qual o gênero?);
• Utilização de técnicas de leitura: Pausa protocolada, leitura explicita, implícita e extrapolativa ( questionário oral critica);
• Apresentação de textos de diferentes gêneros, abordando a mesma temática;
• Aplicar a intergenericidade;
• Realização de resumos, esquemas e fichamentos de textos para explorar leitura;
• Trabalhar a indicação do filme, programação de TV e vídeo games etc. a classificação de idade e assunto;
• Trabalhar os gêneros apresentados em CD e DVD;
• Leitura de imagens, sinais de trânsito, sinais masculino e feminino;
• Leitura das linguagens verbal e não verbal através de texto publicitários e a linguagem de libras;
• Registro de leitura, através do diário de leitura;
• Reescrita de historias e etc.;

Por fim, pude comprovar a realização de algumas ações citadas, nas visitas as escolas e as referidas salas dos cursistas. Nas observações pude comprovar que os professores demonstram maior segurança do que no inicio e isso é muito bom, pois mostra que o gestar atingiu seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário