IX OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palhano/CE
No dia 29 de janeiro nos encontramos novamente para realizarmos a 9ª oficina/ Unidades, 23, 24 e 01 do TP-6 do TP-1, na no prédio do CEMUF – Centro de Feiras e Eventos – Palhano. Com o tempo determinado de 08 horas, objetivando:
Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão textual;
Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição textual;
Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para os alunos.
Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
Relacionar língua e cultura;
Discutir alguns dialetos e registros do português.
Estamos nos aproximando do final da formação e com ela muito aprendizado e saudades antecipadas. Ouvi um comentário que deixou-me extremamente feliz. Que foi a primeira formação continuada, que segundo eles tem futuro.
Com esta felicidade iniciamos o encontro com a contação de historia “ a árvore dos desejos” do livro As outras novas histórias de Regiane Pamplona. Para complementar houve a exibição de slides Educar o Olhar. Após eles tecerem comentários, houve mais exibição de slides sobre A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA.
Logo em seguida realizamos a leitura compartilhada do trecho p. 123 TP6 - Lembrete. Lemos também Leitura e reflexão do trecho p. 123 TP6 - Lembrete. Leitura do texto p.p 137, 138. Leitura do Lembrete 140. Lemos o texto p.p. 155-157. Chegamos a hora de praticar , então resolvemos as atividades da aula 5 – AAA6 p.p. 65/86 e aula 6 – AAA6 p.p. 66/88.
Em seguida veio o momento mais esperado do curso, a Literatura Juvenil. Levei a sala vários títulos relacionados com o publico adolescente, tanto em prosa como poesia. Os cursistas escolheram o livro, boa partes deles já tinham lidos os livros, pois já havia promovido a roda de leitura com eles, incluindo estes títulos. Foi aberto um tempo para eles pensarem como trabalharia o livro escolhido por cada professor em sala.
Logo após o almoço, todos os cursistas apresentaram o livro e como trabalhariam ele em sala. Citaram seminário, roda de leitura, peça teatral, radio novela, transformariam em comunidade com seguidores na internet, leitura jogral, júri simulado e outra atividades.
Após a apresentação dos livros lemos um texto humorístico como começar briga entre casais. Para depois realizamos uma Leitura dramatizada do texto RETRATO DE VELHO p.p. 14-15. Leitura do texto p.p 15-16. Leitura do texto: 20-27.
Por fim discutimos algumas considerações a cerca do cronograma do projeto. Gostei bastante desse encontro pela a empolgação deles tanto com relação ao projeto, quanto ao trabalho com a literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário