quarta-feira, 3 de março de 2010

RELATÓRIO DA SEXTA A OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO

RELATÓRIO DA SEXTA A OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO
















Palhano/CE
No dia 18 de janeiro, nos encontramos novamente para realizarmos a 6ª oficina/ Unidades 15 e 16 dos TP-4 e TP-5, no prédio do CEMUF – Centro de Feiras e Eventos – Palhano. Com o tempo determinado de 08 horas, objetivando:

 Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
 Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
 Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;
 Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
 Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
 Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
 Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
 Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
 Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
 Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
 Verificar como se constrói a coerência nos textos;
 Analisar como se estabelece a unidade de sentido nos textos.

Entramos em um novo ano e com ele, muitas perspectivas de mudança algumas escolas ainda estão fazendo recuperação. Muitos professores estão mais seguros, já que algumas dúvidas surgidas foram retiradas em grupo ou individualmente.
Agora ao chegarmos fizemos a acolhida com a contação da historia: A margaridinha do livro a Bota e enxada. Logo em seguida lemos a versão do Chapeuzinho Vermelho do Charles Perroult. Após o momento de contação e a leitura do conto infantil houve bastante discussão sobre o diferencial deste conto para as demais versões.
Durante as discussões fiquei bastante feliz ao ouvir de muitos dos cursistas sobre a minha influencia sobre suas leituras e o trabalho de leitura em sala. Pois todos os nossos encontros sejam em planejamento, em encontros, coletivos e no gestar e até nas visitas em sala de aulas. Estou sempre contando, lendo ou comentando sobre livros ou histórias. Falaram também que no início ficaram um pouco incomodados e que agora até compram os livros que falamos e debatemos nos encontros. E solicitaram paras todos os encontros permanecessem no mesmo estilo.
Uma sugestão do grupo que as acolhidas sejam sempre sem o data show,já que nem todas as escolas tem o mesmo.
Em seguida foi entregue a cada uma copia da poesia de Clarisce Lispector para lermos. Já o slide COMO SE ESCREVE foi modificado para texto impresso e os s dividiram-se em duplas para ler. Depois da leitura cada grupo iria comentar de forma criativa. Alguns relataram o texto em forma de paródia, outro em cordel exposição oral simplesmente.
Depois da exposição fizemos a leitura compartilhada das páginas 167 a 169 e complementamos com a leitura do resumindo da p.p. 173. Ao termino discutimos alguns pontos. E em seguida realizamos a atividade: A partir da Aula 6 do AAA 4, p.p.94: e a realização da P.P. 182.
Após a realização da atividade e comentários houve a EXIBIÇÃO DA REVISTA DO CHICO BENTO e foi entregue a eles a cópia da oficina do Chico Bento. Realizamos no encontro a oficina do Chico Bento. Após a atividade todos fizeram avaliação do que deu certo e errado e o que teria que ser modificado para ser mais viável. Em discussão entrou também uma comunidade em que há dois dialetos apenas separados pelo um riacho,cada lado tem uma variante própria diferente dos já existentes no município.
Em seguida usamos o texto com a estratégia da pausa protocolada. Eles receberam três textos para transformarmos em pausa protocolada, Onde tem bruxa tem fada, o que os olhos não vêem, A jararaca, a perereca, a tiririca.
Logo após o almoço adentramos com o assunto estilo. Fizemos uma predição sobre o que seria estilo, qual o correto etc. Em seguida houve a exibição do slide. Para complementar fizemos a leitura compartilhada - Estilística p.p. 13-14. A partir daí realizamos as seguintes atividades:Leitura da Seção1- p.p.15, Leitura do poema TREM DE FERRO p.p.18, Leitura do “Resumindo”, p.p. 25 e 42. Importante p.p.28,34 e 40 e dos “Lembrete”, p.p. 30, 31,35
Leitura compartilhada da seção 3 p.p. 43 e debate;Resolução da Atividade 9 p.p.45-49,Leitura Compartilhada p.p.54/57, Resolução da atividade p.p.58/59;Aplicação da Oficina p.p. 50 e 51. Apresentação dos slides: Relações lógicas no texto.Apresentação dos slides: Coerência. Atividade 2 da TP 5: p. 74 – 75 e 6 – p.p.81.Leitura e reflexão do trecho O vocabulário português p.p. 54 – 57. Atividade: A partir da Aula 5 do AAA54, p.p. 25-26, a partir da aula 1 - Coerência no texto p.p. 41,42,43 e a aula 8 – contexto e coerência p.p. 56-57.
Por fim, todos gostaram dessa oficina melhor do que as outras por já estarem compreendendo um pouco mais. Também achei produtiva, houve maior empenho e perguntas.Só o que me deixou triste é um dos cursistas ter problema em compreensão leitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário