quinta-feira, 4 de março de 2010

VIII OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

VIII OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palhano/CE
No dia 25 de janeiro, nos encontramos novamente para realizarmos a 8ª oficina/ Unidades, 21 e 22 e 23 do TP-5 do TP-6, na E.E.F. Mateus Sobrinho, no LEI( laboratório de informática)–– Palhano. Com o tempo determinado de 08 horas, objetivando:

 Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
 Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.
 Reconhecer a qualidade da argumentação textual.
 Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos;
 Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos;
 Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual;
 Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão;
 Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento

Iniciamos o encontro com a leitura do livro: Você viu a Rosinha?, comentamos algumas partes do mesmo e em seguida houve a exibição de slides Passeio Noturno.Que provocou uma discussão sobre a questão da ética e principalmente sobre a estrutura do texto narrativo. Então veio um momento muito positivo no meu ponto de vista, a demonstração sobre as ações metodológicas do projeto. Com o maior problema detectado nas escolas foi relativo à compreensão leitora e como consequência a escrita.
Assim, aproveitamos o momento para cada escola mostrar suas ações e comparando com os demais, sugerindo outras, pois o município é pequeno e todos conhecem a realidade. Então a partilha continuou. Fazemos um estudo dos boletins do Spaece, para analisar se as mesmas deficiências na avaliação seriam as mesmas comprovadas em sala.
Este compartilhamento se estendeu até o horário do almoço que demorou um pouco, pois eles estavam tão empolgados, que não quis interrompê-los.
Na parte da tarde, iniciamos com a apresentação de slides sobre o que é texto. E em seguida lemos o ampliando nossas referencias. E após a leitura realizamos as atividades das aulas seis e sete da página 28 a 32.
Neste momento lemos e debatemos o texto Funcionalidade da Escrita e Etapas de Planejamento de Texto do fascículo 5 da Fundação Demócrito Rocha. Com a leitura do texto eles debateram as etapas de produção, os exemplos. Eles comentaram como realizar cada uma das etapas seguindo as oficinas e as atividades dos AAAs.
Seguindo as orientações do texto resolvemos as seguintes atividades:
• aula 1 p.p. 37 (49)- uni 22
• aula 5 p.p. 46 – 61
• aula 5 p.p. 65 – 86 – uni 23
• aula 6 p.p. 66 – 88
• Para encerrar o encontro lemos a atividade 20. P.p 47.
Realizamos uma avaliação escrita e nela pude comprovar o quanto é importante para os mesmos antes de adentrarmos a um assunto da TP ter um embasamento teórico antes. Pois alguns justificaram por não serem da área não dominam tal assunto.
Luzia Joelma Rodrigues Beserra Lima








P
R
O
C
E
D
I
M
E
N
T
O
S
MANHÃ
• Acolhida: Apresentação em slides do texto Passeio Noturna;
• Dinâmica de contação de historia do livro: Você viu Rosinha;
• Leitura de modelos de projetos.
• Compartilhamento das ações dos projetos.

TARDE
• Apresentação de slides sobre o que é texto;
• Leitura Ampliando Nossas Referências;
• Atividade – aula 6 – p.p.28 -30- uni- 21
• Atividade – aula 7 – p.p.31-32
• Leitura e debate das etapas de produção textual. ( texto avulso)
• Leitura de produção textual: Planejamento e escrita p.p. 73.
• Atividade aula 1 p.p. 37 (49)- uni 22
• Atividade aula 5 p.p. 46 – 61
• Atividade aula 5 p.p. 65 – 86 – uni 23
• Atividade aula 6 p.p. 66 – 88
• Leitura da atividade 20. P.p 47
• Avaliação escrita

LEITURA COMPARTILHADA “Ampliando nossas referências”
Leitura do texto escrita e funcionalidade_ etapas de produção

MATERIAIS PARA AS OFICINAS Cola, tesoura, aparelho de som, data-show, tela para projeção, clipe, papel madeira, pincéis atômicos, canetinhas, fita adesiva, cavaletes, xerox dos textos em slides, , Cartões coloridos,folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT Passeio Noturno
O que é texto
BIBLIOGRAFIA PLANEJAMENTO DA PROFESSORA GUIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário