terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO PRIMEIRO MOMENTO DE ESTUDO DO GESTAR ...

RELATÓRIO DO PRIMEIRO MOMENTO DE ESTUDO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO

No dia oito de setembro às dezoito horas aconteceu o primeiro momento de estudo do Gestar II de Língua Portuguesa.
Ao entrar, o cursista recebia os livros e assinava a frequencia. Em seguida iniciamos o estudo com a dinâmica de acolhida, a dobradura do livro, explorando o texto autobiografico de acordo com os questionamentos:Dados Pessoais,Formação e Experiência Profissional,O que significa ser educador,Maior alegria,Tristeza,O que vim fazer aqui?,Por quê?,Para quê?.
Após a confecção da autobiografia, realizamos o compartilhamento e concluímos essa etapa com a apresentação dos slides: QUEM É VOCÊ AFINAL?/ Júlio Ribeiro.
O segundo momento foi a apresentação dos slides sobre o Guia Geral, sendo intercalados com pontuações e dúvidas. Surgindo afinal da exposição a primeira atividade de casa: a leitura do Guia Geral durante a semana e as dúvidas e observações serem enviadas através do gênero bilhete, enviados ao formador do município, para serem respondidas no próximo encontro.
Em seguida foi apresentada a metodologia de avaliação: Portfólio,com a apresentação de slides sobre a temática, discutindo a cada informação apresentada.Foram entregues vários textos sobre Portfólio para leituras extras. Fechamos esse momento com o fichamento sobre o gênero escolhida da avaliação.
O relachamento depois do lanche, foi a leitura do maravilhoso texto de Cora Coralina: As cocadas. Tendo como continuidade o estudo sobre memorial, a partir do esquema da professora Madureira, já que o mesmo é a introdução do Portfólio.
Depois do estudo sobre memorial, seguimos com a apresentação das TPs. Detendo-nos na parte conceitual sobre Texto e Textualidade, através de slides apresentados na formação em Fortaleza.
O momento final do encontro foi com o estudo da unidade 9 da TP3, com a temática: Trabalho. Finalizando-o com a avaliação oral do encontro e as expectativas para o próximo.

Um comentário:

  1. Parabéns, Luzia Joelma, pelo lindo blog e por essas palavras que já nos mostram como foi o seu primeiro encontro com os cursistas do Gestar II!!

    Houve alguma preparação anterior, divulgação ou aula inaugural?

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir