PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA FORMADOR-CURSISTA: Luzia Joelma Rod. Beserra Lima
COORDENADOR DA ÁREA DE LP:
PROF. DR. DIONEY M. GOMES FUNÇÃO: FORMADOR ( x ) COORDENADOR ( )
FORMADOR-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS:
RELATÓRIO DO MÊS DE Setembro/2009 MUNICÍPIO/ESTADO: Palhano/CE
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO
RELATÓRIO DO PRIMEIRO MOMENTO DE ESTUDO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO
No dia oito de setembro, às dezoito horas, aconteceu o primeiro momento de estudo do Gestar II de Língua Portuguesa.
Ao entrar, o cursista recebia os livros e assinava a frequência. Em seguida, iniciamos o estudo com a dinâmica de acolhida, a dobradura do livro, explorando o texto autobiográfico de acordo com os questionamentos: Dados Pessoais, Formação e Experiência Profissional, O que significa ser educador, Maior alegria, Tristeza, O que vim fazer aqui?,Por quê?,Para quê?.Dinâmica esta que proporcionou aos cursistas momentos de desabafos sobre comportamentos e ações que os deixam tristes e mostraram-se esperançosos com relação ao Gestar como uma das formas de otimizar e organizar o uso da língua em sala e fora desta.
Após a confecção da autobiografia, realizamos o compartilhamento e concluímos essa etapa com a apresentação dos slides: QUEM É VOCÊ AFINAL?/ Jonas Ribeiro.
O segundo momento foi a apresentação dos slides sobre o Guia Geral, sendo intercalada com pontuações e dúvidas. Surgindo, ao final da exposição, a primeira atividade de casa: a leitura do Guia Geral durante a semana e as dúvidas e observações deveriam ser enviadas, através do gênero bilhete, ao formador do município, para serem respondidas no próximo encontro.
Em seguida, foi apresentada a metodologia de avaliação: Portifólio, com a apresentação de slides sobre a temática, discutindo a cada informação apresentada. Foram entregues vários textos sobre Portfólio para leituras extras. Fechamos esse momento com o fichamento sobre o gênero escolhido que servirá como instrumento avaliativo.
O relaxamento depois do lanche foi uma leitura do maravilhoso texto de Cora Coralina: As Cocadas. Após diminuir a euforia da parada com o maravilhoso texto que estimulou memórias na maioria há muito esquecidas. Tendo como continuidade o estudo sobre memorial, a partir do esquema da professora Madureira, já que o mesmo é a introdução do Portfólio.
Depois do estudo sobre memorial, seguimos com a apresentação das TPs. Detendo-nos na parte conceitual sobre Texto e Textualidade, através de slides apresentados na formação em Fortaleza.
O momento final do encontro foi com o estudo da unidade 9 da TP3, com a temática: Trabalho. Finalizando-o com a avaliação oral do encontro e as expectativas para o próximo.
A avaliação final apontou preocupações em muitos e desmistificou a crença de alguns que pensavam que o Gestar II de Língua Portuguesa seria uma oportunidade de aprenderem sobre a Língua Portuguesa.
LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário