terça-feira, 20 de outubro de 2009

Planejamento da Segunda Oficina do Gestar II

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009

PLANEJAMENTOS

FORMADORAS: LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA CRONOGRAMA:
2ª OFICINA – 8 HORAS
IDENTIFICAÇÃO: TP 3 UNIDADES 09,10,11,12







OBJETIVOS Unidade 9:

 Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Unidade 10:
 Distinguir as características de gênero literário e gênero não-literário;
 Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
 Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Unidade 11:
 Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
 Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
 Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.

PROCEDIMENTOS

MANHÃ
Acolhida
LEITURA DO LIVRO O MISTÉRIO DA PROFESSORA JULIETA

Exibição de slides do livro “Zoom” – Istvan Banyai:
• Trabalhar a capacidade criativa e de predição do aluno.
• Oralmente ler o quadro resumindo p.p. 25 e 42 da TP 3 ( revisando o que vou discutido na oficina anterior).
Atividade: A partir da Aula 8 do AAA3, p.35:
• Em dupla selecionar o gênero exposto na roda de gêneros e identificar o gênero do texto escolhido a partir de Roteiro, utilizando os conceitos trabalhados.
• Após a escolha do gênero a dupla apresenta aos colegas, definindo sua estrutura e função social. Para depois coloca-lo no varal de gêneros.
ATIVIDADES: Classificando gêneros textuais p.p. 33 da TP 3.
• Momento da produção; Em duplas produzir uma poesia.
• Produção de poemas para exporem no varal de poesias.

• Cada cursista irá selecionar a prática da unidade 9 para aplicar na sala de aula.

TARDE

• “Leitura Silenciosa:” Trabalhando com gêneros textuais” p.p 55 e 56.
• Ouvir a música: MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA FAZ O HOOMEM GEMER SEM SENTIR DOR P.P.53 e 54 da AAA3 e Atividade.
• Receber o cordel falando sobre a poesia de cordel de Francisco Diniz.
• Leitura e atividade da Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: cordel. P.p 76 a 80 TP3.
Apresentação de slides: Tipos Textuais


Atividade: A partir da Aula 1 da AAA 3 p.p 59 a 60.
• “Identificando sequências tipológicas”.
Exibição do slide II
• Abordar os usos e diferenças entre tipos e gêneros textuais.
• Declamação dos poemas feitos em sala;
Avaliação.
* Escolher um gênero de preferência e realizar a avaliação.



LEITURA COMPARTILHADA • Leitura do Livro O mistério da Professora Julieta
• Classificando os Gêneros textuais
MATERIAIS PARA AS OFICINAS Cola, tesoura, aparelho de som, data-show, tela para projeção, clipe, papel madeira, pincéis atômicos, barbante, lápis de cores, diversos gêneros textuais e folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
O livro “Zoom” - Istvan Banyai.
Conceitos trabalhados: texto; práticas social e discursiva; interação; competências lingüística e sociocomunicativa; suporte; gêneros textuais.
Tipos Textuais
Letra da música “ Mulher nova, bonita e carinhosa faz um homem gemer sem sentir dor” Zé Ramalho
Roteiro para a identificação do gênero
ÁUDIO VISUAL Música: “Mulher nova, bonita e carinhosa faz um homem gemer sem sentir dor”- Zé Ramalho



Parabéns, Luzia Joelma, pelo planejamento que sempre desponta o seu diferencial!!
Quando for para o relatório, procure fazer uma reflexão sobre os resultados obtidos, as dúvidas, as experiências e as dificuldades de seus cursistas, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário