PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA FORMADOR-CURSISTA: Luzia Joelma Rod. Beserra Lima
COORDENADOR DA ÁREA DE LP:
PROF. DR. DIONEY M. GOMES FUNÇÃO: FORMADOR ( x ) COORDENADOR ( )
FORMADOR-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 20
RELATÓRIO DO MÊS DE NOVEMBRO/2009 MUNICÍPIO/ESTADO: Palhano
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO
RELATÓRIO DA TERCEIRA OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO
Palhano/CE
No dia 06 de novembro, nos encontramos novamente para realizarmos a 3ª oficina/ Unidade 12 do TP-3 e Unidade 13 do TP-4, no prédio do CEMUF – Centro de Feiras e Eventos – Palhano. Inicialmente fizemos a acolhida com a dinâmica do Boneco, para refletirmos sobre como tem sido planejadas as atividades do Gestar II. E dando continuidade fizemos a dinâmica da FOFA para analisarmos os pontos satisfatórios e não satisfatórios da implantação do Gestar II. Logo em seguida utilizamos como suporte um cavalete para sintetizar as avaliações.
Iniciando nossas leituras do dia, lemos o ampliando nossas referências e em seguida lemos o trecho p. 143-144, TP3.
Para introduzir a intertextualidade fizemos à apreciação de dois textos ;INCIDENTE NA CASA DO FERREIRO de Luis Fernando Veríssimo e a leitura do poema:ABRINDO CAMINHO DE Ana Maria Machado para em seguida resolveram a atividade da p. 149 da TP3.Sendo que com o primeiro texto os cursistas fizeram uma nova leitura dramatizada por acharem o texto cômico. Alguns tiveram dificuldades de relacionar o poema da Ana Maria com os assuntos citados no mesmo. Desta forma tive que explicar passo a passo os dois slides seguintes para retira-lhes a dúvida. Ainda para identificar as marcas de intertextualidade através de dois slides: 1º Intertextualidade, intergenericidade/ hibridização e o 2º Intertextualidade e paráfrase. Debatendo em seguida a relação intertextual entre o provérbio e o texto literário.
Ao retornarmos do lanche realizamos a atividade da produção do gênero publicitário, onde os mesmos receberam quatro produtos e em grupos eles teriam que produzir um informe publicitário destes.
Após a apresentação da produção fizemos a leitura da seção 2” Sequencias tipológicas em gêneros textuais p.p.152-158”, realizando a atividade a partir da aula 1 do AAA3, p.p. 81- 83.Logo após o encerramento da atividade, discutimos sua eficácia na sala de aula e fomos ao almoço.
Para adentrarmos a TP4 fizemos a apreciação de um vídeo Vida Maria, onde foram comentadas as cenas do filme, os personagens, local, questões culturais e abordagem de leitura e escrita relacionado ao texto. Em seguida foi exibido o slide Letramento e Alfabetização, relacionando o vídeo ao texto, onde foi comentado o papel do professor no ensino aprendizagem e a relevância daquilo que ensinamos para nossos alunos, bem como a sua aplicabilidade na vida prática. Os comentários intensificaram, agora com mais embasamento teórico, alguns professores citando exemplos de alunos alfabetizados e não letrados.
O vídeo “Olha o olho da menina” de Ziraldo foi apresentado para promover um relaxamento da turma, mas teve um efeito contrário, os cursistas empolgaram-se e passaram a relatar fatos do cotidiano vividos por eles. Tais fatos deixaram a sala de aula e expandiram para a vida pessoal dos cursistas. Onde todos contaram suas impressões do vídeo comparando com suas vidas e o tratamento que destina a seus filhos.
Depois de toda comoção gerado pelo livro, realizaram a atividade de auto-avaliação da seção, TP3 – p.p.. 16-17 e em seguida fizemos a leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire p. 19- TP4. Em seguida ao debate lemos os slides: Produção da escrita na escola.
Por fim, fizemos a leitura do resumindo p.31 e do lembrete p. 34. Em seguida a resolução da atividade 9 da TP4: p. 35-39. Depois fizemos a leitura e reflexão do trecho da p. 84 e encerramos com a atividade da aula 1 da AAA4.
Concluindo o encontro realizamos a dinâmica: Sinal de Trânsito, onde eles dariam cartão vermelho, para os acontecimentos não muito bons do dia. Cartão amarelo, para o que poderia ser melhorado e Cartão verde para o que foi bom e importante.
LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA
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