sábado, 19 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA 4ª OFICINA DO GESTAR II

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA FORMADOR-CURSISTA: Luzia Joelma Rod. Beserra Lima
COORDENADOR DA ÁREA DE LP:
PROF. DR. DIONEY M. GOMES FUNÇÃO: FORMADOR ( x ) COORDENADOR ( )
FORMADOR-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 18
RELATÓRIO DO MÊS DE NOVEMBRO/2009 MUNICÍPIO/ESTADO: Palhano
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO

RELATÓRIO DA QUARTA OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO

Palhano/CE
No dia 20 de novembro, nos encontramos novamente para realizarmos a 4ª oficina/ Unidade 14 e 15 do TP-3 do TP-4, no prédio do CEMUF – Centro de Feiras e Eventos – Palhano. Com o tempo determinado de 08 horas, objetivando:

 Reconhecer texto e o leitor como criadores de significado;
 Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
 Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.


 Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
 Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
 Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;


Inicialmente fizemos a acolhida com a dinâmica de integração intitulada a Entrevista Indiscreta, onde todos seriam indagados e os cursistas respondiam cantando. Para diminuir a euforia fiz um momento de contação de história: A Segunda Cartilha do autor João Anzanello Carrascoza, onde duas crianças narram o aprendizado das leituras da escola e da vida. Após a contação tivemos um momento de síntese da TP3, através da Dinâmica do Repolho, aonde todos em círculo iam passando um repolho de papel e onde a música parasse o cursista retiraria a folha e leriam a indagação e responderiam, alguns passavam rapidamente tentando esquiva-se.
Neste momento fiquei muito preocupada, sem saber como agir, pois a grande maioria mostrou não ter apropriado-se do domínio sobre gênero textual e diferença entre gênero e tipo textual. E o mais complicado que tenho dois cursistas formados na área e apenas um compreendeu e o outro mostrou insegurança.
Nesta dinâmica também ficou visível, que apesar deles afirmarem e comprovarem a notória capacidade de atenção e aprendizado dos alunos através da metodologia do programa, ainda apresenta preconceitos com a nova metodologia, pois ainda está arraigado o ensino da gramática normativa.
Para complementar a contação de história sobre leitura, foi entregue a cada cursista uma resenha descritiva do livro, A menina que roubava livro de Marcus Zusak. Objetivando o conhecimento sobre o livro e oportunizando-os desse gênero tão importante.
Dando continuidade a oficina, tivemos a primeira leitura compartilhada do dia, o texto da Magda Soares - Alfabetização e letramento. Após a leitura discutimos o processo de desinvenção da alfabetização. A discussão foi bem acalorada, pois o texto apesar de longo é simples e o assunto é de conhecimento deles. E como atividade ao cursista foi solicitada uma resenha descritiva do texto da Magda.
Depois da discussão veio a primeira atividade do dia, aula do AAA4, p. 38 ( Seguindo as pistas do texto- compreender o texto através de indícios de leitura. E após a atividade aconteceu à exibição de slides: O catador de pensamentos. Seguindo com a conversa sobre o texto acerca do envolvimento do professor com a sua comunidade.
Lemos o texto” A construção da Escrita” e em seguida lemos também leitura e reflexão do texto Estratégias de Leitura de Isabel Solé. Depois resolveram a atividade da AAA4, página 42( Do bilhete ao verbete – Relacionar os objetivos de leitura aos diferentes textos. E após a resolução, saímos para o almoço. E observei que na hora do almoço, alguns ficaram debatendo sobre o texto da Magda Soares.
Ao retornarmos lemos um texto descontraído, realidade da vida e em seguida exibimos os slides: conceitos de leitura discutiram no grupão o texto e a organização das idéias. Depois expõe no cavalete o questionamento; POR QUE MEU ALUNO NÃO LÊ? Debatemos e após o debate lemos o texto, Por que meu aluno não lê? , página 147 e após a leitura confrontamos as ideias dos cursistas com o texto, o difere e o que se assemelha.
Continuando com atividade da aula 6, AAA4 p. 62, descobrindo a organização do texto. Houve o lanche da tarde e continuamos com a seção 2, os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto, TP4 p.83( Brincando de quebra-cabeça).
Finalizamos com a leitura compartilhada do texto: Gaiolas e Asas de Rubens Alves. E fizemos a auto-avaliação do encontro. Como foi detectado problema na dinâmica de síntese, ficamos acordados que o próximo encontro seria só para tirar as dúvidas.

Luzia Joelma Rodrigues Beserra Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário