domingo, 14 de março de 2010

RELATÓRIO DA IX OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA: O Gestar II,não chegou ao fim, apenas só a primeira etapa foi concluida.

RELATÓRIO DA IX OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALHANO – CEARÁ
FORMADORA: LUZIA JOELMA RODRIGUES BESERRA LIMA

No último dia doze de março de dois mil e dez às sete e trinta da manhã deu início a última oficina do Gestar II de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura com os dezoito cursistas presentes.
A referida oficina com as unidades 5, 6, 7 e 8 TP-2. Com o tempo determinado de 08 horas, objetivando:
 Caracterizar: gramática interna e ensino produtivo; gramática descritiva e ensino reflexivo; gramática normativa e ensino prescritivo.
 Conceituar e identificar frase, período e oração;
 Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em textos.
 Identificar a arte na vida cotidiana;
 Indicar formas e características da arte;
 Identificar as funções da arte;
 Identificar figuras na linguagem cotidiana;
 Identificar várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário;
 Identificar figuras no plano sonoro e sintático

A oficina iniciou com a acolhida a leitura do conto O GALO do livro contos de humor de Artur Azevedo. E a contação da história UMA FÁBULA SOBRE A FÁBULA do livro Violino Cigana e outros contos de mulheres sábias, recontados por Regina Machado. Em seguida conversamos sobre a devolutiva dos projetos e ações aplicadas e a avaliação sobre as mesmas
Os cursistas relataram suas ações e suas impressões acerca da aplicação do projeto e a receptividade dos alunos. Alguns professores mostraram-se otimistas e citaram as vantagens do projeto e do gestar.
Adentramos as leituras e atividades da TP-2 e da AAA2 :
• Leitura do texto: Tipos de gramática
• Debate sobre a leitura
• Leitura do Resumindo p.p 18
• Leitura e debate do ampliando nossas referencias: Questões Ligadas ao ensino da gramática
• Atividade da aula 1 p.p. 13 - Unidade 5
UMA PALAVRA SÓ
• Leitura da Seção 1 – O que é frase p.p 46
• Leitura Compartilhada p.p 50-51
• Leitura do resumindo p.p 57
• Atividade da aula 5 – p.p 67(46) – Unidade 6
OBSERVANDO UMA IMAGEM
Apresentação de slides sobre os tipos de gramática
Acolhida: Contação de historia AS UVAS.
• Leitura da Seção 2 – p.p 84-90,95 -
A arte: Classificação e características
A arte como interpretação da realidade
• Atividade da aula 1- Manifestações artísticas p.p. 90 – Unidade 7
• Apresentação do slide sobre as figuras de linguagem.
• Atividade da aula 2 p.p. 130-131 – Unidade 8


Dentre as leitura e atividades realizadas a que teve mais impacto foi a leitura feita em equipe e depois apresentada ao grupo do texto: TIPOS DE GRAMÁTICA do Bechara. Esta atividade provocou alguns cursistas sobre as preferências no ensino da gramática e o debate entre eles foi satisfatório. Pois a maioria deles ensina gramática a mais de dez anos e não conhecia os tipos exceto a normativa.
Uma outra atividade bem debatida foi as manifestações artisticas, passamos do horário mais foi prazeroso ver os cursistas tão empolgados.
Mas feliz fiquei no momento final, após realizarem a avaliação escrita sobre o curso completo. Que todos eles fizeram questão de debater a avaliação escrita mesmo sendo anônima. Os elogios que teceram sobre o curso, sua metodologia, o material já que todos disseram que foi a primeira vez que havia participado de um curso que é mais pratica da teoria.
Em alguns momentos da formação fiquei triste e as vezes até insegura, quanto a complexidade do curso para a maioria, já que não são da área. E qual não foi minha surpresa, quando eles citarem as aulas de tira dúvida como a motivadora de continuação no curso.
Foi muito bom ficar com esta turma e melhor nos tornamos amigos não só colega de profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário