quarta-feira, 3 de março de 2010

RELATÓRIO DA QUINTA OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM - GESTAR II
ÁREA DE FORMAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA FORMADOR-CURSISTA: Luzia Joelma Rod. Beserra Lima
COORDENADOR DA ÁREA DE LP:
PROF. DR. DIONEY M. GOMES FUNÇÃO: FORMADOR ( x ) COORDENADOR ( )
FORMADOR-UnB: Guiana de B. Sousa Izaías No DE CURSISTAS: 18
RELATÓRIO DO MÊS DE DEZEMBRO/2009 MUNICÍPIO/ESTADO: Palhano
DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DO MUNICÍPIO

RELATÓRIO DA QUINTA OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PALHANO

Palhano/CE
No dia 28 de dezembro, nos encontramos novamente para realizarmos a 5ª oficina no prédio do CEMUF – Centro de Feiras e Eventos – Palhano. Com o tempo determinado de 04 horas, objetivando:

 Diferenciar gêneros de tipos textuais;
 Tirar dúvidas com realização das oficinas da TP 4;
 Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.
 Utilizar procedimentos que levem à compreensão de leitura dos professores;
 Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender;


Inicialmente com a contação de história: Como nasceram as historias – conto africano do livro As narrativas preferidas de um contador de historias do autor Ilan Brenman e depois contamos a historia Carne de Língua da autora Regiane Pamplona, depois debatemos a temática dos dois contos relativo a leitura e a contação e o papel do professor com relação ao compromisso de sua própria leitura .
Em seguida realizamos uma dinâmica de acolhida com a dinâmica de integração intitulada
TUBARÃO

Material :
Um local espaçoso.
Como Fazer:
1. O animador explica à dinâmica: "Imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas. Quando for dita a frase 'Tá afundando', os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será 'devorado' pelo tubarão" (deve ser escolher uma pessoa com antecedência).
2. O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.
Conclusão:
a) Quem são os tubarões no gestar?
b) Quem é o barco?
c) Quem são os botes?
d) Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?


A realização desta oficina foi motivada pelas visitas realizadas em sala e comprovado que alguns dos professores cursistas apresentaram na prática de sala; insegurança, duvidas com relação ao entendimento e pouca compreensão leitora.
Ao chegar das visitas pude fazer uma avaliação, tanto eu como formadora estava triste por meus cursistas, quanto eles também estavam inseguros. Dois cursistas também desistiram e depois eles vieram até mim e disseram que não estavam conseguindo compreender o conteúdo, mesmo com os momentos de estudos. Pensei também em desistir, mas depois resolvi para as oficinas e ter um momento de avaliação geral e tira dúvidas.
Após a dinâmica tivemos um momento de desabafo. Onde todos falaram suas angustias, as dificuldades com o tentaram saná-las. Todos contaram suas experiências e como aplicou determinada oficina.
Neste momento fiquei muito preocupada, sem saber como agir, pois a grande maioria mostrou não ter se apropriado do domínio sobre gênero textual e diferença entre gênero e tipo textual, como demonstraram em sala. E o mais complicado que tenho dois cursistas formados na área e apenas um compreendeu e o outro mostrou insegurança.
Já com a cursista que detectei problema de compreensão leitora, passei a ter encontros semanais só com ela, trabalhando leitura e planejando suas aulas conjuntamente. Após um período já pude comprovar um maior empenho na mesma.
Trabalhamos os textos a construção da leitura e da escrita da Cátia Martins e um artigo sobre Tipologia e Gênero segundo Marcuschi e Travaglia.
Neste estudo aproveitamos também para detalharmos estrutura de leitura aplicáveis em sala e para conosco debatendo também atenção e aprendizado dos alunos através da metodologia do programa, ainda apresenta preconceitos com a nova metodologia, pois ainda está arraigado o ensino da gramática normativa.
Para finalizarmos o encontro firmamos um pacto que todo os momentos em ele apresentassem dúvidas procurariam a formadora para estudo.
Luzia Joelma Rodrigues Beserra Lima

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