CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009
PLANEJAMENTOS
FORMADORA MUNICIPAL LUZIA JOELMA R.B.LIMA CRONOGRAMA:
1º ENCONTRO COM 04 HORAS
IDENTIFICAÇÃO: GUIA GERAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA E TP 3 UNIDADES 09
OBJETIVOS Unidade 9:
Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
PROCEDIMENTOS
NOITE (1º encontro)
Início: 06:00 ÀS 10:00
Entrega do material ( livros)
Acolhida:
• Elaboração de texto autobiográfico pelos formadores: dinâmica do livro em dobradura.
Abordagem sobre a importância, a necessidade de maior leitura e escrita para os professores de língua portuguesa e planejamento tanto nas atividades do Gestar quanto na prática diária.
* Exibição de slides com o texto: “Quem é você, afinal?” – Jonas Ribeiro
• Do Guia Geral (resumo esquemático em PowerPoint);
• Slide do Chico Bento: Fessora, tirana (PowerPoint);
• Apresentação da metodologia de avaliação Portfólio (PowerPoint);
Separação dos cursistas em grupos para lerem os textos sobre portfólio e logo após a discussão no grupão sobre os pontos compreendidos e os duvidosos.
• Solicitação de um memorial, tendo como base o esquema da professora Madureira
INTERVALO
LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: As Cocadas de Cora Coralina
Apresentação de slides: Conceitos abordados na TP (texto; prática social e discursiva; interação;
* Debate e tira-dúvidas sobre os conceitos apresentados
Em grupo, ler e analisar o texto da Coroa: PP.13 e 14
Atividade: Resolução e discussão sobre a atividade 1 da TP3, PP. 17 e 18:
Leitura compartilhada: “Ampliando nossas referências” – Gêneros textuais: definição e Funcionalidade (Marcuschi), p.45
Avaliação:
Completar oralmente a frase;
“ O ENCONTRO DE HOJE FOI..... E O PODERIA SER MELHORADO EM...
Parabéns pelo planejamento!! Só senti falta da data...
Parabéns pelo planejamento!!
ResponderExcluirBeijo.